sábado, 30 de abril de 2011

Arroz com Pato X Cabernet Sauvignon

Sexta-feira com trânsito de 305 km, noite com temperatura mais baixa, fugimos do boteco e fomos jantar com Ricardinho e família. Foi uma noite de degustações eno-gastronômicas adorável. Vamos ao que interessa:

Preliminares
Patês de azeitona, gorgonzola e um foie grás
Torradas e crocante de polvilho
Presunto de Parma
Queijo Manchego com Azeite
VINHO: Cumbres Andinas - Chileno, Sauvignon Blanc, 2009
Vinho aromático, com notas cítricas, alta acidez na boca, suave, pouco amargor no  final, harmonizou bem com todos os acompanhamentos. Ficou excepcional combinando com  o crocante de  polvilho junto com o presunto de parma - neste caso, toda  a acidez se destacou positivamente.




Intermédio
Fondue de queijo, marca President
VINHO: Viña San Esteban Classic - Chileno, Sauvigno Blanc, 2009
Vinho aromático e com notas cítricas menos pronunciadas que o Cumbres Andinas, menor acidez e  maior amargor no final, o que equilibrava muito bem com o fondue, limpando a boca e preparando-a para outro pedaço de pão recoberto de queijo derretido.




Principal
Arroz de  pato - arroz cozido com pedaços de pato desfiado, e pequenos pedaços de bacon - pela coloração escura, devia conter também um pouco do sangue do  pato no cozimento - Excepcional e extremamente aromático. Se quiserem, eu dou o endereço da Rotisserie que preparou a iguaria.
VINHO: Morandé - Chileno, Cabernet Sauvignon, Gran Reserva, 2006, 18 meses em barrica de carvalho.
Vinho já no seu apogeu, com aroma  profundo herbáceo, como de musgo em tronco de madeira após a chuva. Na boca ele trazia todo o vigor do Cabernet Sauvignon, sabor acentuado de madeira porém complementando o delicioso gosto natural do Cabernet. Tambem foi sentido toques de frutas secas, principalmente figo seco. Os taninos estavam arredondados e muito adequados para acompanhar o arroz de pato. Equilibrio perfeito !!! Estupenda Harmonização !!! Não dava vontade de  parar de comer o arroz nem de beber o vinho. Recomendo muito este vinho !!



Finalmentes
Bolo de nozes com creme
VINHO: Salton Intenso - Brasileiro, Chardonnay, vinho branco licoroso doce, 15% alcool
Um excelente Late Harvest nacional, com acidez adequada, persistente na boca, não estava muito doce. O bolo estava um pouco mais doce do que desejado, mas houve um bom equilibrio com o vinho. Recomendo o vinho. Excelente alternativa nacional para vinho de sobremesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário